Cruzeiro de São Francisco

Cruzeiro Francisco


Marco de religiosidade

O largo de São Francisco é um dos locais mais curiosos e interessantes da cidade, não apenas pela sua grande área verde, mas sim pela sua história, já que foi nesse local que existiu em o convento e a capela da Ordem Terceira de São Francisco, um dos mais maiores da cidade e que existiu de 1692 a 1907, quando o convento foi destruído por um incêndio.Da antiga construção apenas o grande cruzeiro que se localizava bem na entrada da igreja sobreviveu. Atualmente ele se localiza bem no centro da praça, se tornando a partir de então um ponto de religiosidade em itu.

O monumento é feito de granito rosa e tem aproximadamente quatro metros de altura. Ele é constituído de uma grande cruz sobre um pedestal, todo adornado. O trabalho de construção do cruzeiro atualmente é atribuído ao famoso Frei Antônio de Pádua.

O visitante além de apreciar o belo cruzeiro também pode aproveitar para relaxar um pouco na praça onde o mesmo se encontra e apreciar as inúmeras atrações que se encontram ao redor, como a Fábrica São Luiz e a Casa Imperial, conjunto esse que junto com o cruzeiro ajudaram a dar fama a Itu de "A Roma brasileira".