Museu da Energia – Núcleo de Itu

Museu Energia


O Museu da Energia de Itu está situado em um sobrado construído em 1847 para uso residencial e que sediou, no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz. Após diversos usos, em 1998 passou a integrar o acervo da Fundação Energia e Saneamento. Foi restaurado para adquirir suas características originais de arquitetura urbana do século XX e inaugurado em 14 de dezembro de 1999.

A exposição "História, Energia e Cotidiano" apresenta a influência do uso doméstico da energia entre os anos 1850 e 1950. No espaço educativo "Energia: Use, mas não abuse", os visitantes aprendem de forma lúdica e interativa a fazer o uso racional da energia elétrica, contribuindo para a economia de energia e para a preservação do meio ambiente.

O Museu da Energia de Itu possibilita ao educador desenvolver atividades, aplicar conceitos de educação interdisciplinar e de temas transversais que permitem o acesso qualificado ao patrimônio cultural da energia.


Ingresso: R$ 4,00
Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.
Entrada gratuita: às quartas-feiras (PARA O PÚBLICO EM GERAL); escolas públicas (mediante apresentação de projeto educativo), professores e pessoas acima de 60 anos.
Ingresso-família: pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e os filhos têm entrada gratuita.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4022 6832 ou pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.