Museu Republicano de Itu

Museu Republicano


Museu Republicano “Convenção de Itu”

No ano de 1867, foi inaugurado um elegante sobrado, situado então à Rua do Carmo, atual Barão do Itaim, construído a mando de Francisco de Almeida Prado. Por herança passou a pertencer aos irmãos Carlos e José de Almeida Prado. A fachada foi revestida de azulejo. Foi nesse prédio que, a 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu.

No Cinqüentenário dessa Convenção, o sobrado foi transformado em 1923, pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa em museu, o qual possui valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu.

Localizado em memorial nacional, o Museu não se restringe a expor acervos de diferentes tipologias – objetos, pinturas e registros textuais. Ao contrário, tal como o Museu Paulista, o Museu Republicano tem por meta o questionamento da formação histórica e cultural brasileira. Assim, procura explorar os ricos acervos que conserva estudando-os e divulgando esses conhecimentos por meio de publicações, cursos, reuniões científicas, oficinas e atendimentos a públicos diversificados, como pesquisadores nacionais e estrangeiros, professores, educadores e estudantes de diferentes níveis. Oferece desse modo educação informal e formação acadêmica complementar, ao mesmo tempo em que, seguindo parâmetros da USP, promove o conhecimento científico do patrimônio sob sua guarda