Praça dos Exageros

Praça dos Exageros


A Praça Padre Miguel (Matriz) abriga os "exageros" de Itu: um orelhão e um semáforo gigantes, que são cartões-postais da cidade. E também lojas de souvenirs temáticas. O Orelhão de Itu é um requisitado ponto turístico de Itu e um dos responsáveis pela fama da "cidade onde tudo é grande". Foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Companhia Telefônica na Praça da Matriz.

Homenageado com um banquete na cidade, na época ele encerrou seu discurso com as seguintes palavras: "O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior. E a Telesp não podia deixar de instalar na cidade um "orelhão à altura da sua fama". No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp poderia instalar um orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu.

Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o "Orelhão de Itu", instalado num poste do jardim da matriz, atraindo a curiosidade de turistas e visitantes.

Com o tempo, o modelo inicial foi substituído pelo orelhão da Telefônica. Em 2012,  ele passou por nova reforma ganhando a cor roxa da Vivo.

Na mesma praça onde fica o Orelhão de Itu há também o semáforo gigante, que faz a alegria da criançada. E para completar a farra, nada como levar uma lembrança gigante para os amigos e familiares.

Várias lojas ao redor da praça oferecem uma farta variedade de objetos gigantes, que vão desde cotonetes e notas de dinheiro, até martelos e graaaandes canetas. A loja "O Gigantão" tem um atendimento muito especial. Vale conferir!Outra grande atração é a Praça dos Exageros, localizada no Bairro Padre Bento. Inaugurada em Itu no ano de 2012, ela consolida ainda mais a fama do município. O parque temático possui objetos em tamanhos gigantes, inclusive um boneco do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício.